domingo, 22 de julho de 2007

medulo-quê doutor???


dia nove de setembro de 2006 foi o dia da descoberta do tumor através de uma tac (tomografia axial computorizada). massa mais certa ou menos certa, benigno/maligno, eram coisas que só a ressonância magnética marcada para dia onze poderia certificar. certeza mesmo e factor muito importante, era estar localizado num sítio cirúrgicamente acessível.

a primeira noite passada no hospital são francisco xavier (hsfx) foi com a ana luisa, a mãe coragem. foi a primeira de muitas.
no dia onze ao fim do dia lá fomos fazer a ressonância logo ali ao lado do hsfx. foi uma espera infindável de quarenta minutos e um gaspar a despertar da anestesia que tinha levado, um tanto ou quanto irritado. se adormece agitado a chorar então acorda agitado e a chorar também. pudémos experienciar isso diariamente mais à frente. voltámos para o hsfx com um relatório que já tinha o diagnóstico, mas já era tarde. às 20h00 já não há médicos que possam vir falar com os pais que estão numa ansiedade brutal e com um relatório conclusivo ali ao lado. têm de esperar até amanhã à vinda do doutor josé cabral. sim senhora, o que podíamos nós fazer se não acalmar tudo em nós? ficava o nome josé cabral que nos tinham dito ser o expert em neurocirurgia pediátrica.

no dia doze, por volta das dezasseis horas foram ter connosco ao quarto do gaspar o doutor josé cabral e o doutor joaquim pedro correia. dois minutos para sabermos de tudo, que era uma situação grave, um meduloblastoma, fossa posterior, maligno, que o gaspar ia ser transferido nessa mesma tarde para o hospital egas moniz(hem) para no dia seguinte ser operado pelo doutor joaquim pedro... hey hey hey, espera lá, tudo assim tão rápido, então???... eu não percebo nada disso que me estão a dizer, isso não pode ser assim, mas o que é que pode acontecer??? fossa posterior??? eu nem sabia que a nossa cabeça tinha dessas coisas!!! ele é tão pequenino, abrir a cabecinha dele?, mas... e não é o doutor josé cabral??? mas disseram-nos que o doutor era o best of, estejam descansados que o doutor joaquim pedro correia é um excelente neurocirurgião, o gaspar fica entregue em boas mãos.

desculpe-nos doutor joaquim pedro, você foi o melhor que o gaspar poderia ter tido, mas por vezes as referências têm esta força estranha de só confiarmos naquela pessoa, que eu conhecia tanto como a si. e a imagem publicada neste post retrata o antes e o pós-operatório, um excelente trabalho que o doutor joaquim pedro fez, a remoção total do tumor, exérese(?) total. mostra também aquilo que eu sempre chamei de traição da natureza, aquela massa enorme que empurrava tudo à volta e que tinha o tamanho de uma bola de ping-pong. como era possível aquilo assim...??????

dia treze estávamos a aguardar chamada para a cirurgia por volta das 8h00 quando apareceu a tia cila. o momento era de uma tensão inesquecível, foi bom ela aparecer. eu entrei com o gaspar e ouvi o choro imenso da mãe ana que ficara com a cila. a sala era fria e cheia de instrumentos sofisticados. agora gaspar, vais dormir e o doutor vai tratar de ti e do teu olho para ficares bom, depois quando acordares o pai e a mãe vão estar contigo. nestas palavras a anestesia fazia efeito, o gaspar foi fechando os olhos e ali o deixei desejando bom trabalho à equipa médica rendida à valentia do gaspar. nunca foi tão forte a sensação de estar a deixar a vida de um filho nas mãos de alguém. foi com essa sensação e com muitas lágrimas que insistiam em cair que saí.

lá fora estavam o tio duda, apareceu o lídio, a tita que tinha chegado de espanha e foi directa, o filipe, o emanuel... talvez mais alguém mas não me lembro. não é por mal, é mais por falta de memória.

seis horas de espera, seis horas de cirurgia/anestesia para um menino tão pequenino, seis horas de uma ansiedade enorme. seis horas onde as primeiras tiveram sol que a pouco e pouco foi ficando coberto de nuvens muito cinzentas que logo a seguir largaram as águas que trouxeram um cheiro bom a terra, um cheiro revigorante que para mim era um bom prenúncio.

por volta das 15h00 tinha terminado, estava tudo bem e o gaspar estava na UCIC (unidade de cuidados intensivos de cirurgia). mais uma sala aparatosa só para o gaspar que estava agora todo monitorizado. disse olá, abriu os olhos, sorriu, disse coisas à mãe ana, que bom tê-lo de volta!!que bom!!!
vamos dar cabo de ti meduloblastoma, não brincas com o gaspar!!
era tudo muito novo, muitas palavras novas, mas aquela eu não ia esquecer mais.

MEDULOBLASTOMA

1 comentário:

Andreia disse...

pois claro k vao ninguem brinca com o gaspar, ele e muito mais forte do k s pode imaginar.
beijokas