sábado, 14 de julho de 2007

férias e depois...


faz um ano por estes dias que partimos para aquelas que foram as melhores férias de sempre. destino açores, baptismo de avião para o gaspar e gustavo que deliraram.
nesta altura já se notava mais os olhos tortos do gaspar. mais do que cerca de 22 dias antes, onde fomos à oftalmologista que segue a caia (prima do gaspar) e que após os testes que achou serem suficientes, nos mandou embora com as palavras que ainda hoje me ecoam na cabeça "oh gaspar, parece que os teus pais querem à força que tenhas os olhos tortos". nesse dia nem eu vi olho torto. hoje fico a pensar no que poderia ter sido descoberto nesse dia, porque supôr é fácil e porque um pouco de bom senso teria impedido a sra doutora (cujo nome não me lembro mas lembrarei mais à frente) de dizer o que disse. porque não esqueço esse dia vinte e quatro de junho de 2006, onde depois de ouvirmos o que ouvimos, ainda saimos de lá com a crença de que nada se passava, porque acreditamos nos especialistas.
fomos para os açores, vimos muito verde, muitas vacas, baleias e golfinhos. grandes férias memoráveis, após as quais regressamos para de seguida irmos para a sertã onde completámos as férias com uns belos banhos de barragem e de sol.
os olhos do gaspar iam ficando entretanto, mais definitivamente tortos. na segunda quinzena de agosto, chegados de férias, começámos nova busca de outro profissional de oftalmologia. como sempre fomos procurar referências em pessoas que já conhecessem ou soubessem de... e assim foi. um casal amigo (os maranhas) indicaram-nos o dr gomes da luz que tinha sido director do serviço de oftalmologia do egas moniz e cujo consultório era aqui em paço de arcos. telefonei no dia 4 de setembro e expus a situação do gaspar que ia iniciar a escola e que para além dos olhos cada vez mais tortos, estaria como consequência, com desequilíbrios, o que iria dificultar a sua entrada na escola.
marcação para dia 11. pedi encarecidamente que pudesse ser mais cedo. ligaram-me mais tarde, dizendo que tinham falado com o dr gomes da luz e que ele tinha dito para nos dirigirmos às urgências de oftalmologia para ser visto por um neuro-oftalmologista. assim foi, nessa mesma tarde dirigimo-nos às urgências do egas moniz onde depois de explanarmos os sintomas do gaspar nos foi dito que não era caso de urgência. ah e tal, quem nos mandou foi o dr gomes da luz, ah e tal, pois que a atitude mudou passando a ser caso de urgência. ainda fomos ao pavilhão da oftalmologia mas dada a hora e porque já não se encontravam profissionais de optometria, marcaram testes para o dia seguinte ,depois de eu insistir mais uma vez na urgência por causa da escola.
dia cinco de setembro às 8h00 lá fomos nós para o egas moniz, onde fizeram ao gaspar uns testes de optometria e outros, onde eu voltei a falar dos sintomas todos do gaspar, dos olhos tortos e dos desequilíbrios. terminados os exames, fomos para casa com a incumbência de esperar pela carta para a marcação da consulta. já conheço esse filme (quem não conhece). nesse mesmo dia à tarde volto a ligar para o consultório do dr gomes da luz, que depois de obter algumas informações, conclui que o caso está a ser mal encaminhado e que insiste em o gaspar ser visto por um neuro-oftalmologista. dizem que no sábado dia nove, nas urgências de oftalmologia vai estar o dr joão costa, neuro-oftalmologista, que está a par do caso do gaspar e estará à nossa espera. grande senhor este que ainda hoje acompanha o gaspar.
neste processo, soube a minha sogra que tinha metástases nos pulmões derivadas de um tumor no útero removido havia mais de 2 anos. a ana luisa estava de rastos. a memória era fresca, tanto dos dois anos da mãe, como dos seis anos, tempo há qual o pai tinha partido (motivo - cancro nos intestinos).
dia nove de setembro, fomos para lisboa, almoçámos com o meu irmão que tinha vindo do porto e com a minha sobrinha que se instalava cá em lisboa para estudar e antes de irmos para a festa da caia que fazia anos, passámos no egas para despachar o assunto.
foi tudo horrivelmente simples. umas gotas nos olhos para dilatar as pupilas, uma espreitadela lá para dentro e ... pressão intracraniana. "mas o que pode ser doutor?" - "o que pode provocar isso é ou um aneurisma ou um tumor" lembro-me como se fosse agora da forma como apertei o gaspar contra mim à medida que sentia o peso das palavras. fizémos a viagem mais silenciosa até ao são francisco xavier para onde nos dirigimos com uma carta que nos fez entrar logo directos a um neuro-cirurgião que já nos esperava. fomos para a sala da tac onde o gaspar se portou como um valente e a tac foi conclusiva - era um tumor.eu não queria acreditar. o gaspar seguiu com o sr auxiliar do hospital enquanto eu fiquei lavado em lágrimas com o dr (que não consigo lembrar o nome) que me tentou sossegar com o facto de ser uma massa muito certinha, o que apontava para tumor benigno e pelo facto de estar numa zona perfeitamente acessível em termos de cirurgia, e que isso era o mais importante. mas o que seria mais conclusivo seria a ressonância magnética que o gaspar teria de fazer. eu só pensava na ana e na notícia que tinha de dar... era demais!!
nesse dia já não deixaram o gaspar sair do hospital. ele só falava nos anos da caia e queria ir para a festa. a emoção era forte e exigiam de nós uma postura isenta perante o gaspar.
como me lembro desse dia. chorei tanto e choro agora ao lembrar tudo. é duro ir ao baú das memórias.

de notar que neste início de história há uma pessoa que nunca conheceu o gaspar nem a nós e que encaminhou tudo. é o dr gomes da luz a quem já agradeci, mas que nunca é demais. MUITO OBRIGADO DR GOMES DA LUZ. fez mais sem ver do que outros que tiveram o gaspar à frente.

2 comentários:

fi disse...

Não há palavras....

Andreia disse...

tambem estou d acordo ...sem saber o k dizer...